quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ensino "Superior"



Será que podemos chamar de superior mesmo? Sempre vi a Universidade como um lugar que agrega uma pluralidade de conhecimentos, de idéias, um lugar onde Exatas, Humanas e Biológicas têm a oportunidade de serem confrontadas com seu oposto e assim desenvolver a intelectualidade de uma pequena casta de jovens mais favorecidos financeiramente. Isto geraria, consequentemente o desenvolvimento das produções científicas, sejam elas teóricas ou práticas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que exercem outras atividades, nos mais diversos setores da sociedade.

Porém, se você também tem esta visão, estaremos transferindo nosso empreendimento para o mundo do fantástico. O descaso com o ensino público é alarmante, seja pela falta de estrutura, seja pela mentalidade dos alunos. Estes, que em sua maioria seguem uma vertente de pensamento que gosto de chamar de Antintelectualismo, no qual todo tipo de curiosidade ou interesse por qualquer aspecto de uma possível erudição, é visto como depreciativo (sou só eu, ou mais alguém vê a contradição aqui?)

Bem, sobre o ensino superior privado acho que não preciso falar nada né? A intolerância, a infantilidade acadêmica, a castração da liberdade de pensamento ou de expressão são somente alguns exemplos (sim, se os alunos da Unibam surgiram em sua mente, é sinal de que estamos afinados pelo mesmo diapasão). Isso porque eu não quero aprofundar a idéia da lógica de mercado permeando essas pequenas fábricas de diplomas.

Este é o nosso "Admirável Mundo Novo!" onde no Ensino Superior, as pessoas simplesmente esqueceram coisas como respeito, tolerância, ética. Um mundo no qual a alienação, o distanciamento do acervo de conhecimentos históricamente estabelecidos nos conduz a cometer os mesmos erros de novo, e de novo, e denovo. Não vai demorar muito até termos outro Auchiwtiz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário